sábado, 9 de junho de 2012

Aproveite o dia






Aproveite o dia

Segunda-feira pela manhã (7h, 06h ou até mesmo 05h) levantar da cama, sair de casa, transitar entre as ruas de nossas cidades, seja individualmente ou de forma coletiva, adentrar ao ambiente de trabalho e reencontrar os habituais companheiros de labuta.
Calma, não estou descrevendo nenhum cenário de filme de terror.
Apesar de atualmente padecermos de Síndromes como a de Burnout distúrbio psíquico de caráter depressivo precedido de esgotamento físico e mental intenso; presenciamos alguns profissionais com elevado estado de tensão emocional e altamente estressados por seu trabalho lhes imputar desgaste físico, emocional e psicológico, através da alta exigência e, é verdade já inventaram, a Síndrome do domingo à noite para quem sente tristeza, angústia, desânimo e irritabilidade no domingo à noite(e eu jurava que era culpa do Faustão), com forte sofrimento  de retomar a rotina na segunda, apesar de aparentar insatisfação apenas na vida profissional, em nível existencial, também reflete-se uma insatisfação maior.
As duas situações citadas acima dizem respeito à falta de prazer no trabalho e desmotivação. O trabalho tornou-se apenas uma fonte de sobrevivência ao invés de refletir nossa própria identidade, pois, em sua essência, o trabalho deveria dizer respeito à identidade pessoal.
Torna-se impossível não relacionar o que vivenciamos em relação ao desprazer associado ao trabalho sem atribuir tal condição a um modo de produção alienado, a sociedade em que vivemos separou o trabalhador do fruto de seu serviço (atualmente dificilmente nos identificamos com o que produzimos no trabalho, muitas vezes o sentido é até mesmo oposto), experimentamos uma realidade negada.
Ao nos questionarmos, o que geralmente obtemos como resposta é um universo de aparatos tecnológicos que tem por objetivo nos guiar a um mundo cada vez mais confortável que nos conduz ao impossível.
 As revoluções tecnológicas prometiam a diminuição de nossa jornada de trabalho e a promoção do conforto ao ser humano, muito disso ainda nos é prometido e esvaziamos a cada dia nossas relações interpessoais, toda essa tecnologia que ganhamos em troca de muito trabalho nos distancia cada vez mais de nosso tradicional, e ainda estupendamente mais agradável contato físico.
Tomara que em meio a esse caos possamos um dia retomar aos poucos e torçamos para que não seja através de uma overdose de parafernálias tecnológicas um rumo para nossos desencontros pessoais e profissionais.
Carpe Diem foi transformado popularmente do latim para o português em “aproveite o dia”, tal expressão foi tirada de um poema de Homero, nele significa literalmente: “Colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro”. Tais palavras não remetem pura e simplesmente a um culto ao hedonismo, nos mandam um recado a desfrutar os minuciosos e simplórios prazeres de nosso cotidiano, infelizmente no presente eles se encontram sufocados frente ao desprazer ao qual nos deparamos em nosso dia-a-dia e quando não percebemos o quão magnífico e complexo é despertar a cada dia.

7 comentários:

  1. nossa realmente os domingos são complicados cara.

    ResponderExcluir
  2. Realmente vivemos em uma correria sem fim e nos esquecemos de aproveitar e disfrutar dos bons momentos como deveriamos. Ótimo post! Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nos abarrotamos de coisas triviais e postergamos outras de grande importância.

      Excluir
  3. Isso acontece e muito nos dias atuais. Infelizmente, acredito que piore um pouquinho com o tempo. Se bem que, se analisarmos bem essa geração atual tenta conciliar algo rentável com o que gosta, ou fazer do que gosta algo rentável.
    Não sei se você gosta dessas coisas, mas eu vi um vídeo uma vez que falava sobre como as gerações lidavam com o trabalho e a satisfação de vida. A geração dos nosso pais ainda é aquela que trabalha a vida inteira (muitas vezes em algo que não gosta) para desfrutar de bons dias apenas na aposentadoria. Já a nossa é a geração que quer os resultados agora. Quer curtir agora. Aproveitar o dia e honrar o carpe die. Eu até acredito nisso, pelo o que vejo por aí!

    Gostei da forma como explicou o assunto abordado, Diego. Desculpe a demora em aparecer por aqui.

    Um beijo, @pequenatiss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Thaís, me parece que nossa geração parece um pouco mais preocupada em aliar o prazer ao trabalho, referente a isso, pena (ou não) que atualmente somos motivados por coisas cada vez mais efêmeras e descartáveis, tomara que esse tipo de sentimento não seja determinante na tomada de algumas decisões.
      Obrigado por ter retornado - eu é que peço desculpas pela demora em responder, estou de férias indeterminadas do blogg, qdo voltar espero vê-la pro aqui, abraço!

      Excluir
  4. Você sumiu, gosto tanto dos textos que escreve...

    ResponderExcluir