quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bem Estar






            Bem Estar

É Notável, e em determinados contextos até mesmo plausível, a transformação nos atuais modelos de tratamentos no contexto da saúde. “Expiraram” os métodos exclusivamente curativos e com ênfase na doença. Aparentemente foi-se o tempo em que os profissionais de saúde mantinham o foco na doença e no tratamento particionado em órgãos: dificuldades renais, no fígado, no coração, etc.
Esse modelo mecanicista influenciado pelo pensamento cartesiano que via o homem como uma máquina o homem saudável como um relógio bem feito e a doença como um defeito na engrenagem foi atualmente substituído por um modelo preventivo com ênfase na saúde e que enxerga mais amplamente esse processo, por intermédio de seus inúmeros determinantes: alimentação, prática de atividades físicas, lazer, entre outros.
Contudo, gostaria de deixar aberta a reflexão a respeito da influência ou quem sabe a determinação, dos “wellness” em nosso atual modo de vida. Parece-me que a saúde perfeita transformou-se em nossa derradeira utopia; embora o cuidado com o corpo pareça algo muito real com foco em algo concreto, o que se percebe é a idealização de um estado físico que exige cada vez mais de seus adeptos e estigmatiza aquele que não se engaja a fio nessa empreitada.
Ao perceber determinadas iniciativas em prol de uma vida saudável, através de uma ditadura do corpo (o que Jurandir Freire chegou a denominar “bio-ascese”), reflito qual seria sua verdadeira utilidade, visto que a cada dia reduz-se o leque de opções referentes a estilos de vida a serem adotados, tornando-nos obrigados a evidenciar nossa jovialidade e bem-estar.
Até onde poderá nos conduzir esse paradigma?





Diego Francisco Lima 
CRP-02/15791


3 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é muito maneiro com excelente conteúdo gostaria de parabenizar pelo seu trabalho e desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminnhos e da sua familia
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir